Fazer ou não uma festinha para comemorar o primeiro ano do Joaquim era uma dúvida que tivemos mesmo antes dele nascer, ficávamos imaginando qual a finalidade de uma big festa para uma criança tão pequena que não entende o furdunço todo, em todos os gastos e etc., mas ao mesmo tempo simplesmente não comemorar parecia estranho, então acabamos decidindo deixar isso para depois e ver como tudo correria até perto da data de comemoração. E pra falar a verdade acho que essa foi mesmo a melhor decisão, assim não tivemos essa pressão desde os primeiros meses de vida dele (que já são uma loucura de qualquer maneira, né? Agora imagina ter que pensar em festinha), e quando a data foi se aproximando acabou sendo algo natural.
De qualquer maneira nossa intenção era fazer uma festa apenas para a família e amigos queridos, e assim foi, fizemos no salão de festas do nosso condomínio, a decoração confeccionada por mim e pela Cris, minha irmã, e algumas comidinhas feitas pelas vovós. Foi tudo simples, e sim, teve brigadeiro e salgadinho, apesar do aniversariante ainda não consumir esse tipo de comida, haha, mas não vi necessidade de fazer um cardápio todo adaptado, pois iriam poucas crianças e algumas coisas o Joaquim podia comer sem problema nenhum, e afinal, os docinhos acabam sendo uma exceção por aqui, mesmo para os adultos.
Para a decoração eu não queria nenhum tema específico, então escolhi as cores preto e branco (pois quando o Joaquim era mais bebezinho ele amava ficar olhando para o quadro de panda que tem do lado do trocador) e essa acabou sendo a temática da festa mesmo. De papelaria fizemos toppers para os docinhos, as bandeirinhas e a frase atrás da mesa (o nome dele agora está na porta do quarto!).
A “toalha” da mesa foi um tnt bonito que encontrei, e o restante foi comprado em lojas de artigos para festas: forminhas pretas para os docinhos, canudinhos de papel, guardanapos pretos, cachepots plásticos que usei como potinhos para servir doces, garfinhos de madeira e um kit de porta bolo e docinhos em metal (esse achei que valia o investimento, pois pode ser usado em outras festinhas por ser neutro). O restante de itens de decoração eram coisas que já tínhamos, como as suqueiras e garrafinhas de vidro, e algumas coisas pegamos de casa mesmo, como a estante escada e as luzinhas. O balão de número foi um caso a parte, já que encontrei o balão fácil, mas achei um absurdo o valor para encher de gás hélio, aliás, queria ter decorado com mais balões de gás, mas sério, o valor é muito alto para uma coisa que vai ser jogada fora horas depois da festa, ou seja, além do gasto em dinheiro, ainda tem o lado sustentável, então desisti depois de pesquisar melhor sobre isso, acabamos enchendo o balão de número com ar mesmo e penduramos no teto, e acabou ficando muito bom (uma observação: esse balão, mesmo com ar normal, não esvaziou de jeito nenhum, depois uma semana ainda estava cheinho, haha).
Uma das minhas partes favoritas da decoração foi fazer as fotinhos estilo polaroid para colocar em varaizinhos, selecionei fotos do Joaquim de todo o primeiro ano de vida e usei o AnalogColor para deixar as fotos automaticamente nesse formato (esse programa é pago, mas tem o Poladroid que faz a mesma coisa e é gratuito). Foi emocionante relembrar todo o primeiro ano com ele através das fotos, enquanto eu selecionava tive aquele misto de alegria com coração apertado de ver que tudo passa mais rápido do que a gente deseja ou imagina.
Para as lembrancinhas eu realmente não queria nada que fosse bugiganga, que depois a pessoa fosse jogar fora, sabe? Então nada melhor do que comida, né, haha, assim não tem erro. A Cris fez palha italiana e embalamos em pacotinhos com uma tag de agradecimento. A parte chata é que eu SEMPRE (mesmo, sempre) esqueço de dar a tal da lembrancinha e teve gente que foi embora sem, culpa da minha cabeça avoada mesmo.
Por fim, mas não menos importante, o bolo foi uma encomenda bem especial, pois eu queria algo diferente e feito com carinho, e a Elisa, que é formada em gastronomia, fez tudo exatamente como pedi. O bolo foi de chocolate, com recheio de doce de leite e cobertura de cream cheese, todos os ingredientes de alta qualidade, uma perfeição, chego a salivar só de lembrar, haha.
Enfim, como já disse, foi uma festa simples, feita a mão por nós mesmos, mas toda cheia de carinho e amor pelo nosso bebê que agora está cada dia mais menino grande. O mais importante foram todas as lembranças criadas nesse dia pelas pessoas que amam o Joaquim! Quanto a ele, eu não quis criar expectativa alguma de que ele iria aproveitar a festa, já que ele ainda não entende o significado disso, então fizemos tudo respeitando a rotina de horários que ele está acostumado, e caso ele estranhasse toda a movimentação também não forçaríamos nada, mas a maior surpresa da festa foi a reação dele com tudo, brincou o tempo inteiro, não chorou em momento algum e se divertiu tentando pegar a vela de cima do bolo!
Gostaram da festinha handmade? Quero saber o que vocês acharam! 🙂
Como sempre, vocês arrasaram, Ju! Ficou tudo lindo!
Que coisa mais lindaa <33
Um ano de fofurice desse Joaquim, gente! A festinha ficou uma graça, dá pra perceber todo o carinho de vocês. Que bom que ele curtiu, vai ter lembranças preciosas! 🙂
Oi, Juli!
Te acompanho no Insta e lá deu pra ver um pouquinho dessa festinha que você preparou com muito amor para o seu pequeno. ♥
Ela tem cara de feita à mão e ao mesmo tempo parece profissional, dificil definir! =)
Em primeiro lugar achei elegante a escolha das cores e o motivo em si pela festa, festejar um ano da chegada do seu pequeno Joaquim. Parece discreto e aconchegante, de muito bom gosto. Ficou muito lindo.
Eu optei por um piquenique no primeiro ano do meu filho, até porque estávamos com viagem marcada pro dia seguinte e não moramos perto da família, mas ao nos encontrarmos rolou sim uma festinha como a sua. =)
Parabéns pro Joaquim! ♥
eu AMEI! amo festa de criança. é uma coisa mágica ♥ ♥ ♥
essa em especial transbordou amor e simplicidade, como deve ser né? afinalé um baby.
parabéns pra ele e para todos vocês pela bela família.
que decoração mais amor ♥ amei 🙂
e fiquei com água na boca HAHA
Que decoração mais linda! Vocês são super criativos, o tnt é lindo, deu um super destaque no estilo da decoração.
Seu filho é lindo, uma graça! Dá tanta vontade de apertar! rs
Também acho mais legal quando a lembrancinha é algo “útil”, no caso comestível haha